Saturday, August 7, 2010

A Universidade Católica Portuguesa

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) é uma instituição de utilidade pública não estatal, sem fins lucrativos, criada em 1967 a pedido de Bispos Portugueses ao abrigo da Concordata entre a Santa Sé e Portugal, canonicamente erecta pela Congregação da Educação Católica, e reconhecida pelo Estado Português em 1971 (Decreto-Lei n.º 307/71). Actualmente, o seu enquadramento jurídico obedece ao disposto no Decreto-Lei n.º 128/90, de 17 de Abril.

Alguns dos objectivos fundamentais da Universidade Católica Portuguesa são: o incremento da cultura nos planos intelectual, artístico, moral e espiritual; a promoção da investigação e do ensino superior; a preparação de quadros para a sociedade; a criação de uma autentica comunidade universitária e a sua inserção na realidade portuguesa; e a promoção dos valores culturais da comunidade nacional.



A UCP encontra-se sujeita a um sistema misto de governo e administração superior, combinando as responsabilidades da Igreja e do Estado, as exigências da autonomia, quer em plano nacional quer em plano regional, assim como a salvaguarda de unidade da instituição como um todo.

São órgãos hierárquicos superiores da UCP a Congregação da Educação e da Conferência Episcopal Portuguesa. São órgãos individuais de governo da UCP o Magno Chanceler e o Reitor com um ou dois Vice-Reitores. São órgãos colegiais do governo da UCP o Conselho Superior, o Conselho de Reitoria e o Conselho de Gestão Financeira (Estatutos da UCO, art.º 22º).

No comments:

Post a Comment